Business 27 de Agosto de 2020

8 dicas para você aplicar em sua franquia

Confira nossa série de dicas de gestão para você aplicar em sua franquia

Apesar de representar segurança, investir em um sistema de franquias não é sinônimo de sucesso absoluto. É necessário seguir alguns passos, ter disciplina e vontade de fazer dar certo para que sua franquia se destaque no mercado e, se for a sua vontade,  ampliar as possibilidades de se tornar um multifranqueado. 

Por isso, hoje nós separamos 8 dicas de gestão e boas práticas para você aplicar em sua franquia, com o objetivo de te ajudar a alcançar o sucesso como franqueado. Confira: 

1) Certifique-se de conhecer bem o mercado 

Para gerenciar bem uma franquia, é fundamental conhecer o mercado. Você precisa se certificar que sabe como negociações funcionam, quais seus principais concorrentes, como seus consumidores se comportam e como se destacar no mercado. 

Caso você não tenha nenhum tipo de experiência, você pode adquirir esse conhecimento com outros franqueados da rede e com o suporte da franqueadora, que lhe auxiliará durante o processo de implantação da franquia. 

2) Se assegure de estar alinhado com o posicionamento e valores da marca 

É fundamental, para qualquer franqueado, estar alinhado com o posicionamento e com os valores da marca em que se está investindo. Isso porque você precisa acreditar no seu negócio para fazer com que ele dê certo e, sem concordar com os princípios básicos de posicionamento da marca, isso provavelmente não dará certo. 

Além disso, sem concordar com a marca, você terá dificuldade de receber (e seguir) os conselhos e indicações por parte do suporte da franqueadora, o que com certeza irá causar um impacto negativo nas operações da sua empresa. 


3) Monitore o desempenho de seu negócio  

Um dos benefícios de investir em uma franquia é poder contar com todo o suporte e experiência oferecido pelo suporte da franqueadora mas, apesar disso, você é quem fará a administração de seu negócio.

Sendo assim, se preocupe em monitorar o desempenho de suas operações. Tenha uma definido quais são os seus objetivos e os resultados que você deseja alcançar e, assim, conte com indicadores que monitorem o seu desempenho. 

Você precisa ter um controle das operações para definir o que está dando certo, quais ações não estão funcionando e quais precisam de uma boa revisão. Pode ter certeza de que essa postura fará  toda diferença no exercício de sua franquia. 



4) Nunca, em hipótese alguma, esqueça do financeiro 

Nenhuma empresa, independente do setor ou segmento, consegue sobreviver sem um bom planejamento financeiro. Se o financeiro de seu negócio está prejudicado, isso causará um problema em todos os outros setores e áreas da empresa. Sendo assim, nunca esqueça do financeiro. 

Tenha um bom fluxo de caixa, controle seus gastos, faça um demonstrativo de resultados, organize seus recursos e nunca misture o seu financeiro pessoal com o caixa da empresa. 

5) Mantenha a qualidade dos seus produtos e serviços 

A qualidade precisa ser uma palavra-chave no “espírito” de sua franquia. Para um bom funcionamento e para ter sucesso em sua empresa, é indispensável manter o padrão de qualidade exigido e estabelecido pela marca. Isso fará com que você entregue aquilo que seu cliente espera e, consequentemente, aumente as chances de destaque de sua franquia. 

6) Invista em capacitação 

O mercado está em constante mudança e evolução e, nesse cenário, é fundamental estar atento e se manter qualificado para lidar com diferentes situações.

Por isso, é importante seguir seu papel como franqueado e investir em capacitação e treinamento tanto para você quanto para sua equipe (além daquelas oferecidas pela franqueadora, é claro). 

7) Dê atenção para as vendas 

E não esqueça de priorizar e de dar atenção para as vendas, pois são elas que garantem todo o funcionamento de sua empresa. Certifique-se de ter bons consultores, de prospectar novos leads, de otimizar seus processos ou sistemas de captação de novos clientes, de motivar sua equipe e gerenciar seu tempo para atingir o máximo de pessoas que puder.

Além disso, acredite em você, no seu produto, em sua equipe e empresa e certifique-se de fazer com que o  seu cliente acredite também. 


8) Seja um bom líder 

E por fim, nossa última dica é sobre liderança. Isso porque uma boa liderança faz a diferença  em qualquer negócio. Sendo assim, você franqueado precisa ser um bom líder para sua equipe e negócio.

Aposte na comunicação, crie um ambiente acolhedor, padronize costumes, dê feedbacks, tenha empatia por seus colaboradores e tenha noção do impacto de sua influência (portanto, dê um bom exemplo). Inclusive, aqui no blog da TopWay você encontra um conteúdo específico sobre boa liderança.

Extra: Se você quiser algumas dicas de como gerenciar seu negócio em meio a pandemia, nós temos um outro conteúdo disponível aqui no blog da TopWay. Você pode acessá-lo através do link: https://www.topwayschool.com/blog/empreendedorismo-dicas-importantes-durante-a-quarentena 

E aí, o que você achou desse conteúdo? Está pronto para aplicar essas dicas em sua franquia? Conta pra gente nos comentários! 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui