Intercâmbio 26 de Março de 2019

7 mitos e verdades sobre intercâmbio

Listamos alguns mitos e verdades para você ficar por dentro de tudo sobre intercâmbio

Você já pensou em se aventurar e fazer um intercâmbio para viver novas experiências e aprender um novo idioma? Se não pensou, mas tiver curiosidades sobre o assunto, fica com a gente porque nós vamos explicar alguns mitos e verdades sobre intercâmbios. E se já pensou na possibilidade, fica com a gente também porque podemos te ajudar a se preparar antes de se arriscar nessa nova experiência.
Antes de decidir se vai ou não fazer um intercâmbio, você precisa saber algumas coisinhas. Como por exemplo: Você vai precisar lidar com situações diversas e estar confiante. Toda mudança gera insegurança, é normal. Ainda mais quando você está saindo de sua zona de conforto, indo para um outro país onde você não conhece nada nem ninguém.

Mas você precisa ter maturidade o suficiente pra conseguir lidar com situações desafiadoras porque, pode ter certeza, no final vai ter valido a pena.
O intercâmbio traz uma experiência enriquecedora que pode te ajudar não só no agora com o aprendizado em outra língua, como também no futuro, quando você estiver no mercado de trabalho. Mas essa aventura pode ser desafiadora e gerar muitas dúvidas. E por isso, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre a experiência de fazer um intercâmbio:

Existe uma idade certa para fazer intercâmbio

Com certeza não! Tudo depende do seu nível de maturidade para sair de seu país de origem e se inserir em um outro país, com uma cultura diferente, hábitos diferentes… Existem adolescentes que embarcam em intercâmbios logo no ensino médio, e existem adultos que investem em intercâmbios para especializações. E não existe uma idade mínima ou máxima para se aventurar, existem cursos de todos os tipos e para todas as idades. Basta ter coragem e maturidade!

Você precisa saber tudo sobre o idioma local para fazer intercâmbio

Não exatamente! Você precisa conhecer o mínimo para conseguir se comunicar. Até porque, geralmente, quem busca um intercâmbio, faz porque quer aprender uma nova língua ou aperfeiçoar seus conhecimentos.
Mas, se você souber o mínimo e antes de viajar e exercitar a língua o máximo que puder, seu processo de adaptação pode ser muito mais rápido e proveitoso! Por isso, vale a pena investir em aulas de inglês de um curso de idiomas reconhecido pela eficácia do método de ensino em curto prazo.

O mercado de trabalho valoriza quem fez intercâmbio

Sim! E muito! Definitivamente, ter um intercâmbio no currículo pode te garantir um diferencial no mercado de trabalho. Você estudou, conquistou um nível de fluência em outra língua, adquiriu experiência, amadureceu e tudo isso pode ser muito proveitoso para a empresa que te contratar.
Como já mencionamos por aqui, ter fluência no inglês tem sido cada vez mais necessário e você ter estudado em um país estrangeiro, em contato com nativos e ter convivido com pessoas diferentes,  pode te garantir uma vantagem em relação à outros concorrentes.

Fazer intercâmbio é muito caro

Não! Claro, você vai gastar com passagens e com o processo de mudança, mas se você se organizar com as despesas antecipadamente esse fica tudo mais fácil. Atualmente existem muitos planos de empresas especializadas para fazer intercâmbio, e você pode aproveitar promoções, comprar com antecedência e se hospedar em casas de família, o que pode ajudar muito na economia de gastos.
Você só precisa ter um bom planejamento financeiro e encontrar a melhor assessoria para quando chegar no país. Inclusive, em alguns locais, você pode trabalhar no exterior enquanto estuda, o que pode ajudar muito a pagar as despesas do tempo de estadia.

Você precisa se preparar com antecedência

Verdade. E quanto antes você tomar a decisão, mais tempo você terá para se organizar. Tirar seu passaporte e fazer os trâmites legais para entrar em um país estrangeiro pode levar tempo! E você ainda vai precisar se informar sobre a cultura do lugar, garantir que sua saúde esteja perfeita tomando todas as vacinas necessárias.
Ah, e manter tudo organizadinho pode te ajudar com a ansiedade! Viajar sempre nos deixa com aquela dúvida ‘será que peguei tudo?’ ‘será que falta algo?’. Imagine você mesmo viajando para um outro país. Respire fundo. Estude o lugar, deixe tudo organizado e keep calm! Vai dar tudo certo.


Intercâmbio é tipo férias

Não! Apesar de existir a possibilidade de você fazer cursos de férias no exterior, o intercâmbio não é sobre isso e com certeza não é só diversão.

Ok, além de proporcionar aprendizagem em uma nova língua,  como o inglês, conhecimento de uma cultura, novas experiências e consequentemente amadurecimento, o intercâmbio pode também te levar a conhecer pessoas, lugares e até mesmo à fazer viagens na região onde você está hospedado, o que vai ser muito divertido. Mas você precisa ter foco e lembrar sempre que está lá para estudar, ter responsabilidade com a casa, suas roupas, administrar tempo e dinheiro. Você pode e irá se divertir mas precisa sempre lembrar de seus objetivos!

Vale a pena conseguir um emprego temporário

Muito! Estudar e trabalhar durante o tempo de intercâmbio pode auxiliar com alguns gastos de alimentação e transporte, por exemplo. Basta que você esteja viajando para um local onde é permitido que intercambistas trabalhem legalmente, como a Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Lembre de se atentar à esse fator! O salário pode te garantir uma boa ajuda com os gastos, com novas amizades, além de te oferecer mais experiências.

Fazer intercâmbio não precisa ser algo difícil! Ok, a saudade bate e o friozinho na barriga também, mas conhecer outros lugares sempre vai ser algo positivo! Agrega em experiência, maturidade e principalmente o conhecimento em outra língua.

Se você está se preparando para um intercâmbio, a Topway oferece uma metodologia de imersão, onde aluno interage com o idioma desde o primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora.

Se você gostou das nossas dicas e quer ler mais sobre o assunto, acompanhe nossos artigos aqui no blog e não perca nenhuma novidade!

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui