Séries e Filmes 25 de Maio de 2020

7 filmes para maratonar no Dia do Orgulho Geek

Confira algumas sugestões de filmes para você maratonar no dia da toalha

Aqui no blog da TopWay nós estamos sempre frisando a importância de aprender inglês envolvendo algo divertido e que seja alguma forma de lazer. Como é o caso de jogos, músicas, podcasts, séries e filmes, que são ótimos auxiliadores dos aprendizados no inglês. 

Pensando nisso, hoje nós separamos uma lista especial para todos os fãs da cultura nerd e geek comemorar o tão esperado dia 25 de maio, ou melhor, o Dia da Toalha. Aqui estão 7 filmes para você maratonar no dia da toalha (ou em qualquer outra data, é claro) e aproveitar para dar uma turbinada no inglês! 

Mas, o que é o dia da toalha?

No dia 25 de maio, geeks se unem em homenagem ao autor de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, Douglas Adams. E nesse mesmo dia, em 1977, aconteceu a estreia de Star Wars: Episódio IV, e não há nada mais nerd do que Guerra nas Estrelas, não é mesmo? 
 
Agora, vamos dar uma olhada nos filmes?
 
1) Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Claro que não poderia faltar o filme que dá sentido ao dia 25 de maio, não é mesmo? Conhecido popularmente apenas por Star Wars ou Guerra nas Estrelas, o filme chegou aos cinemas em 1977 e fez uma verdadeira revolução na forma de fazer longas.

O primeiro Star Wars apresentou ao mundo o universo inovador criado e dirigido por George Lucas ao mundo e conquistou milhões de fãs. Em uma batalha clássica entre o bem e o mal, o filme se tornou uma verdadeira referência dentro da cultura pop, tendo várias continuações, animações, estampas, bonecos, jogos eletrônicos e muito mais.

2) Star Trek / Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

Um dos filmes mais importantes e marcantes da cultura pop, assim como Star Wars. Inclusive, existe uma rixa antiga entre quem gosta mais de Star Wars e quem curte Star Trek. 

O primeiro filme da franquia foi dirigido por Robert Wise e contou com o mesmo elenco da série de TV que ficou no ar entre 1966 e 1969. Desde essa época, já foram feitos mais de 11 filmes e 5 seriados, além de livros quadrinhos, jogos eletrônicos. O filme traz retrata um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal que se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. Além disso, o filme conta com uma frase que marcou toda uma geração: ‘Vida longa e próspera’. 
 

3) Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Apesar de não ter causado muito impacto nas bilheterias quando lançado lá em 1982, Blade Runner: O Caçador de Androides acabou se tornando um clássico dos filmes de ficção científica em uma grande conexão com o mundo nerd. Dirigido por Ridley Scott,  o filme apresenta o início do século XXI, onde existe uma grande corporação que desenvolve robôs infinitamente mais fortes e ágeis que o ser humano. 

Além de ser um clássico da ficção científica, o filme gerou uma porção de sequências, séries de televisão, quadrinhos e videogames, e também se tornou um marco no uso de efeitos especiais e sonoros. Inclusive, a trilha sonora do filme é lembrada como uma das mais famosas do cinema.



4) Matrix (1999)

No final do século XX, chegou ao cinema aquele que traria uma revolução nos filmes de ação no cinema. Matrix vai além de um filme de ficção científica com efeitos especiais e traz uma reflexão completa sobre a natureza humana e limites da realidade. 

Dirigido pelos irmãos Andy e Lana Lana Wachowski, o filme conta a história  do hacker Neo, que descobre que sua realidade não passa de uma ilusão. Então é libertado por um grupo de rebeldes especializados em liberar a mente das pessoas dessa realidade simulada, a Matrix. 
O sucesso de Matrix foi além da trilogia, ganhando histórias em quadrinhos, animações e jogos de videogame, tudo isso completando o universo iniciado na película.



5) Os Goonies (1985)
 

Nem só de ficção científica vive o mundo nerd! Os Goonies, de 1985, conta com uma aventura clássica sobre um grupo de amigos que parte em busca de um tesouro, e marcou a infância de muita gente. 

Dirigido por Richard Donner, o filme causou um forte impacto na cultura nerd ao redor do mundo, com um grupo de crianças e adolescentes aventureiras, passagens secretas subterrâneas, armadilhas e até mesmo uma criatura aparentemente assustadora, mas com um coração doce. Até hoje, Os Goonies é lembrado pelos diálogos e pelos personagens. 



6) De Volta para o Futuro (1985)

Sem dúvidas, ‘De Volta para o Futuro’ é um dos filmes nerds mais clássicos que existem. Lançado em 1985 e com direção de Robert Zemeckis, o filme foi o maior sucesso do ano, arrecadando mais de U$ 380 milhões nas bilheterias. 

A produção conta a história de um cientista, Dr. Doc Brown e do jovem Marty McFly, que aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída pelo cientista em um Delorean, retornando aos anos 50. No passado ele conhece sua mãe, ainda antes do casamento com seu pai, que acaba se apaixonando por ele. Esse paixonite põe em risco sua própria existência pois corre o risco de alterar todo o futuro. 

A trilogia ‘De Volta para o Futuro’ foi um verdadeiro presente para todos os nerds e geeks desse mundo, além de ter rendido uma série de desenhos, jogos eletrônicos, entre outras coisas.


7) Senhor dos Anéis 

Inspirada na trilogia de alta fantasia escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien entre 1937 e 1949, Senhor dos Anéis fez o maior sucesso e é carinhosamente lembrado por muitas pessoas até hoje (inclusive pelo autor das Crônicas de Gelo e Fogo, G. R. Martin). 

Baseado em uma terra fantástica, fantasiosa e única chamada Terra-Média, um hobbit recebe de presente de seu tio o ‘Um Anel’, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos erradas. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho bastante difícil para trilhar, onde acaba encontrando muito perigo, medo e personagens bizarros. 

Com uma história envolvente, o terceiro filme da saga ‘O senhor dos anéis: O retorno do rei’ levou pra casa 11 estatuetas do Oscar em 2004, vencendo todas as categorias em que foi indicado. 



Além dos filmes citados, temos os clássicos Os caça-fantasmas, Akira, Alien, O Exterminador do Futuro, e O Guia do Mochileiro das Galáxias, que apesar de ser um clássico literário, não agradou muito na adaptação cinematográfica. 

E aí, o que você achou? Conta pra gente nos comentários! E ahhh, obrigada Douglas Adams, George Lucas, J. R. R. Tolkien, George R.R. Martin, Gene Roddenberry... E se você não conhece esses nomes... Muito a aprender você ainda tem, jovem Padawan!

7 diálogos mais marcantes do cinema 

6 reality shows americanos para treinar seu inglês

 


 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui