Cultura 28 de Outubro de 2020

7 fatos e curiosidades sobre o Halloween

Conheça algumas curiosidades e fatos sobre o dia das bruxas dos norte-americanos: o Halloween

Esqueletos, abóboras, teias de aranha, asas de morcego, gritos e sustos! Essas palavras te lembram alguma temática? Sim, é do Halloween que estamos falando. O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é uma celebração muito típica da cultura norte-americana e ocorre anualmente no dia 31 de outubro. 

Além dos Estados Unidos, outros países que têm o inglês como língua oficial como o Canadá, Irlanda, Inglaterra e Escócia também comemoram a data de origem pagã. A festa americana não está ligada a nenhuma instituição ou organização, e ocorre de forma bem descentralizada em escolas, clubes, famílias, empresas, etc. 

Mas vamos ver algumas curiosidades sobre a data? 

1) Como surgiu o Halloween? 

A celebração do Halloween é uma tradição antiga que nasceu na Irlanda. Curioso, né? A crença é de que o Halloween tenha surgido a partir do povo celta, há mais de 2,5 anos. A ideia do povo celta era que os espíritos mortos escolhiam o último dia de verão (do hemisfério norte) para assustar e possuir os vivos na Terra. 

Sendo assim, para que os espíritos não chegassem perto das casas, os celtas costumavam usar caveiras, ossos e abóboras para espantá-los. Daí é que vem essa cultura tão forte de usar esses três itens nas comemorações e decorações atuais de Halloween. 

2) As principais atividades do Halloween nos Estados Unidos envolvem as tradições: 

- Trick or treat / Doce ou travessura - onde as crianças saem fantasiadas com trajes típicos e passam de casa em casa pedindo doces e balas aos vizinhos.  

- O clássico uso de trajes/fantasias criativas, divertidas e assustadoras em festas familiares, nas escolas e empresas. 

- Abóbora enfeitada, apelidada nos Estados Unidos como Jack-o’-lantern. Trata-se daquelas abóboras esculpidas que nós costumamos ver em séries, filmes e desenhos que se passam dentro do contexto americano. Inclusive, em algumas cidades norte-americanas são realizadas algumas exposições e até concursos para eleger as abóboras mais assustadoras e/ou criativas. 

- Visitar atrações assombradas. No Dia das Bruxas dos norte-americanos é bastante comum que sejam organizadas algumas atrações ‘assombradas’ em parques de diversão ou shopping centers com uma decoração bem assustadora. 

- Além de é claro, a tradição de contar histórias assustadoras. As contações de histórias de terror acontecem principalmente entre amigos  e até mesmo em livrarias, que separam o dia para organizar atividades envolvendo a cultura do Halloween. 

3) Dinheiro 

Atrás apenas do Natal, o Halloween é a segunda data comemorativa que mais traz faturamento comercial nos Estados Unidos. Estima-se que os americanos gastem mais de US $ 7 bilhões com a data, entre doces, fantasias e produtos de decoração para festas. 

4) Bruxa da meia noite 

Reza a lenda que se você usar suas roupas ao contrário e andar de trás para frente no Halloween você consegue ver uma bruxa de verdade à meia-noite. Se você for uma pessoa que se assusta muito, melhor nem tentar, né? 
 

5) Doces ou travessuras 

A tradição de trick-or-treating (doces ou travessuras) nos EUA é realmente uma tradição voltada apenas para crianças. Inclusive, em algumas cidades dos EUA existe uma proibição por lei de crianças com mais de 12 anos de participarem da brincadeira de pedir doces. 

E é melhor seguir as regras porque quem for ‘denunciado’ por participar da brincadeira “ilegalmente” pode precisar pagar uma multa. 

6) Cores do Dia das Bruxas  

As cores mais usadas no Dia das Bruxas dos norte-americanos têm significados, você sabia? O laranja está relacionado com energia e vitalidade e dizem que os espíritos sugavam as energias de quem usava laranja. Já o roxo tem a ver com a magia que rodeia as comemorações do Halloween e o preto é a cor favorita dos magos, feiticeiras e bruxas. 

7) Fantasias mais usadas 

Entre as fantasias mais usadas no Halloween estão as fantasias de bruxa, mago, vampiro, múmia, cleópatra, caveira, princesas, animais e a icônica fantasia de Mortícia Adams. 
 
Agora, vamos ver algumas palavras e expressões para você ficar por dentro do vocabulário do Halloween?
 
Bat / Morcego 
Black Cat / Gato preto
Blood / Sangue
Bones / Ossos
Candy / Doce
Cemetery / Cemitério 
Spiderweb / Teia de aranha
Coffin / Caixão
Corpse / Cadáver
Costume / Fantasia 
Creepy / Arrepiante
Dead / Morto 
Devil / Diabo
Spooky / Assustador
Fairy / Fada
Fangs / Presas, caninos (dente)
Ghost / Fantasma 
Goblin / Duende
Haunted House /  Casa assombrada, casa mal-assombrada 
Magic / Mágica
Magic wand / Varinha mágica
Mask / Máscara 
Monster / Monstro 
Mummy / Múmia
Owl / Coruja
Potion / Poção 
Pumpkin / Abóbora 
Scary / Assustado   
Scream / Grito, gritar
Skeleton / Esqueleto
Skull / Crânio
Spell / Feitiço
Spider / Aranha
Supernatural / Sobrenatural
RIP - Rest in Peace / Descanse em Paz
Trick Or Treat / Doces ou travessuras
Vampire / Vampiro
Werewolf / Lobisomem
Witch / Bruxa
Witchcraft / Bruxaria
Wizard / Bruxo, mago
Zombie / Zumbi

E já que estamos em época de Halloween, que tal você utilizar a temática para aprender inglês? Isso mesmo. Além de estudar o vocabulário envolvendo a festa mais famosa dos EUA, você também pode utilizar filmes com a temática de Halloween para aprender inglês

Lembrando que para aprender inglês com filmes, você só precisa escolher filmes que façam sentido pro seu nível de conhecimento do idioma, prestar atenção nas pronúncias, assistir com e sem legenda, e claro, em alguns momentos buscar entender palavras que você não conhece. 

Dentre nossas sugestões de filmes de Halloween estão: Gremlins (1984), Beetlejuice (1988), Elvira (1988), Hocus Pocus (1993), The Nightmare Before Christmas (1993), Corpse Bride (1995) e Doonie Darko (2001).  

E aí, o que você achou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários! 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui