Aprender Inglês 29 de Novembro de 2017

5 técnicas de memorização para otimizar seu aprendizado em inglês

Relacionar as palavras do inglês com ideias e objetos deve ser um processo natural, por isso, o melhor caminho é treinar a sua memória.

Aprender inglês é uma tarefa que exige foco. Por tratar-se de um idioma muito diferente do português, com estruturas distintas das que usamos, leva um certo tempo até que o aluno se torne fluente na língua. A boa notícia é que você pode, e deve, lançar mão de alguns recursos para facilitar esse caminho e ganhar agilidade no aprendizado. As técnicas de memorização estão entre elas.

Relacionar as palavras do inglês com ideias e objetos deve ser um processo natural para os falantes do idioma. Para que isso aconteça, o melhor caminho é treinar a sua memória. Dessa forma, as palavras e frases virão espontaneamente, sua construção frasal ficará mais fluente e, antes que você perceba, estará conversando em inglês.

Quer saber mais? Então este post é para você!

 

1. Faça resumos

Sempre que aprender um conteúdo novo na aula de inglês, você deve escrever, com as suas palavras, as novas palavras e termos que aprendeu. Resumindo a matéria, você fixa aquele conteúdo que já está na sua mente e, assim, resgatá-lo no futuro será mais fácil.

Como fazer isso? Escreva as flexões do verbo to be, crie listas de adjetivos, rascunhe frases no present perfect, sempre com as suas próprias palavras, sem consultar o material.

 

2. Crie fichamentos de termos e expressões

Essa técnica é boa para fixar frases, expressões, ditados. Crie fichas concentrando frases por tema: cumprimentos, inglês para viagens, alimentação etc. Nessas fichas, anote desde as palavras relacionadas ao tema até expressões, gírias, ditos populares, até memes, por que não?

Agrupar as expressões por tema ajuda a reforçar o significado delas, sempre ligadas com as outras palavras usadas dentro das mesmas situações. Sempre que você consultar as fichas, vai ler todas as palavras listadas e, assim, ficará mais fácil de memorizá-las.

 

3. Exercite seus conhecimentos em simulados

Essa dica é muito importante para você fixar não só palavras e termos, mas a aplicação delas nas frases e na construção de sentido entre elas. Com exercícios simulados, tanto escritos quanto orais, você pode colocar tudo isso em prática. Peça indicação para o seu professor, para os colegas ou pesquise na internet para encontrar os melhores exercícios.

 

4. Ouça música, assista filmes, leia livros em inglês

Aprenda se divertindo enquanto ouve suas músicas preferidas, assiste os filmes e séries mais comentados do momento e lê sobre os assuntos do seu interesse, sempre em inglês.

Pode ser difícil no início, mas insista: sua compreensão ficará cada vez mais natural. Aos poucos, você começará a reconhecer as palavras, assimilar os sentidos de novos vocábulos e até aplicar o que aprendeu em novas frases.

 

5. Faça mapas de imagens mentais

As nossas lembranças costumam ter muitos elementos visuais. Tire proveito disso: relacione cada nova palavra a uma imagem. Caso seja algo abstrato, como um adjetivo, por exemplo, crie uma conexão com algo que existe, e é próximo de você. Por exemplo: sempre que você ler a palavra “cute”, pense em um gatinho. Assim, você estimulará a sua memória e terá as imagens como um gatilho.

 

Coloque essas dicas em prática e aprimore suas técnicas de memorização para o aprendizado do inglês! Logo logo você estará conversando por aí na língua do Tio Sam!

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui