Intercâmbio 22 de Agosto de 2018

5 dicas para garantir uma bolsa em uma faculdade no exterior

Aprenda a driblar a concorrência, vencer as questões burocráticas e ser considerado o candidato perfeito para a faculdade escolhida!

Para você que sonha em alavancar a sua carreira profissional ou acadêmica e, de quebra, conhecer o mundo, conseguir uma bolsa em uma faculdade no exterior é tudo o que você precisa!
O post de hoje aborda 5 dicas imprescindíveis que você não pode deixar de lado na hora de garantir uma bolsa em uma faculdade no exterior. Confira!

1. Pesquise sobre as condições da bolsa e sobre a faculdade

Diferentemente do que muita gente acredita, garantir uma bolsa em uma faculdade no exterior não é um bicho de sete cabeças. Existem muitos programas de intercâmbio, como o Ciência sem Fronteira e o  Chevening , que promovem estudos no exterior. Contudo, para que esse sonho se torne realidade, é preciso conhecer os critérios de seleção propostos pelas instituições ou faculdades desejadas, pois as regras costumam variar muito de um programa para outro. Por isso, fique atento ao país ao qual a bolsa se destina e também o idioma requisitado.
Assim, para não ficar para trás, leia atentamente os editais e informe-se sobre o valor da bolsa. Saiba se ela cobre despesas básicas, como transporte e moradia no exterior, por exemplo.

2. Organize-se quanto aos prazos e à documentação 
É muito importante ficar por dentro das datas do processo seletivo. Muitos deles costumam ocorrer em várias etapas. Além disso, é importante reunir a documentação exigida com antecedência.
Os documentos que costumam ser solicitados, como currículo, personal statement (carta de apresentação) e reference letter (carta de recomendação), costumam demandar um tempo maior, já que precisam ser bem escritos.

3. Apresente suas realizações acadêmicas e profissionais sem medo
Um dos desafios nessa fase do processo é escrever o personal statement, que equivale à carta de apresentação. Nela, você deve se preocupar em convencer a banca examinadora de suas habilidades.
Por isso, não seja tímido e evidencie suas qualidades pessoais. Conte suas conquistas profissionais e acadêmicas. Fale dos seus projetos no exterior. Por exemplo, fale um pouco sobre o seu percurso estudantil na faculdade, as disciplinas que influenciaram sua decisão pelo curso pretendido, os estágios feitos, etc.
Você também vai desbancar a concorrência ao relatar atividades extracurriculares e trabalhos voluntários. Falar um pouco de seus hobbies pode ser também muito interessante. Mas lembre-se: a sinceridade é muito importante para se conquistar uma bolsa.

4. Escolha as suas referências a dedo
O reference letter é o mesmo que uma carta de recomendação. Por meio dela são destacadas suas qualificações e talentos. Por isso, é importante escolher a dedo a pessoa que falará sobre você junto à instituição.
Aquele professor, que orientou você em um projeto na faculdade, ou o seu chefe podem confirmar seu empenho nas atividades realizadas e ressaltar sua aptidão para o curso escolhido.

5. Revise e peça ajuda para checar o conteúdo final antes da aplicação
Finalmente, com todos os documentos em mãos, revise-os mais de uma vez para evitar surpresas. Se for preciso, mostre-os para conhecidos que já foram para o exterior e passaram por esse processo. E, acima de tudo, aceite sugestões.
Peça ajuda a profissionais, como professores e revisores, antes de enviar os documentos para a requisição da bolsa.
Gostou deste post sobre como garantir uma bolsa em uma faculdade no exterior e quer ficar por dentro de outras dicas para se dar bem lá fora? Então acompanhe as nossas redes sociais!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui