Business 21 de Agosto de 2019

3 hábitos para sair da zona de conforto e alcançar o sucesso

Saiba como os grandes empreendedores disciplinam suas rotinas

“Um corpo parado tende a permanecer parado” - 1ª Lei de Newton. A física nos ensina que a lei da inércia é aplicável também às nossas vidas e, neste exato momento, pode estar sendo o principal empecilho para que você consiga bater suas metas pessoais e profissionais e, assim, concretizar seus sonhos. 

A zona de conforto faz com a gente perca a ousadia de arriscar em busca do nosso sucesso e ela pode ser fatal se não soubermos como driblá-la no dia-a-dia, onde a rotina se torna a vilã do foco nos macro objetivos. 

Conquistar aquela promoção no trabalho? Organizar as finanças com responsabilidade? Comprar um carro novo? Abrir seu próprio negócio? Viajar com a família no final do ano? 

Tudo isso pode ser posto a perder se não tivermos a disciplina necessária para fugir da zona de conforto que nos engessa e nos faz ficar parados. Pensando nisso, trouxemos 3 hábitos que podem te ajudar a focar no que importa, confere:

1.    Proatividade vs. Reatividade 

Sabemos que existem coisas que podemos controlar e outras tantas que não temos gerência: você não escolhe se estará chovendo ou não amanhã, não controla o aumento do dólar ou a queda da bolsa. Porém, a escolha do que fazer diante das situações é exclusivamente sua. Sua postura definirá as consequências que os fatos terão na sua vida. Você pode não fazer nada e dessa forma você deixará que a vida escolha por ti, se tornando um mero expectador, apenas reagindo.

Por outro lado, ao ser proativo assumindo seu poder de decisão, você deixa ser a pessoa que reclama de tudo sem fazer nada e busca ser uma pessoa otimista consciente de que, embora existam reclamações justificadas, é necessário aceitar a realidade sabendo que a mudança depende de você. 

Em qualquer situação da vida você tem a escolha de ser proativo ou reativo.
Mas, ao escolher ser proativo você escolhe trazer mais poder para sua vida e, com isso, você aumenta seu círculo de influência. 

2.    Faça uma Declaração de Missão Pessoal
Comece pelo fim. Você sabe como você quer ser lembrado? E o que você esta fazendo para isso? Nós temos o costume de se lamentar pelo passado, viver com imediatismo o presente e sonhar com o futuro. Mas, se olharmos no horizonte e soubermos o que queremos ser e qual o legado queremos deixar, saberemos viver o presente visando mais a frente com foco.

Segundo Stephen Couvey, tudo no mundo é criado duas vezes: uma em nossa mente e outra no mundo físico real. Nosso desafio é tornar esses paralelos próximos. Então a dica é fazer uma Declaração de Missão Pessoal: uma frase que defina seu propósito no mundo. A Declaração de Missão do EPC, por exemplo, é “Trazer conhecimento e conteúdo qualificado para ajudar empreendedores a crescerem e prosperarem em suas vidas e negócios”. 

Você sabe qual é a sua? Descubra e reforce essa ideia trazendo ao mundo físico: escreva no seu celular, em post its, no caderno, no seu escritório. Enfim, em lugares estratégicos que te farão lembrar e ter como princípio norteador de suas ações.

3.    Comece pelo mais importante

Nós temos grande dificuldade em saber priorizar as tarefas do nosso dia pois
não temos o hábito de planejar e pensar nas nossas obrigações diárias enumerando de acordo com nossa escola de prioridades. Nosso costume é ir fazendo mesmo que certas ações não sejam sequer importantes num contexto geral. 

        Por isso, nossa dica final é que você antes de executar qualquer tarefa no seu dia, pense nas atividades definindo a critérios pré-estabelecidos como por exemplos Urgência vs. Importância. Olha só este gráfico proposto pelo ex Presidente americano Eisenhower sobre como tomar decisões com base nisso:
Imagem
Quer saber mais? Confere no nosso canal a série de vídeos “7 hábitos de sucesso” com base no livro de Stephen Couvey, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Até a próxima!
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui