20 anos da TopWay: comemore com a gente
A TopWay tá de aniversário e o primeiro pedaço de bolo vai para você: vem viajar no tempo com a Roxinha e relembrar os melhores momentos dessas duas décadas!
Você sabia que, este ano, a TopWay celebra 20 anos de existência?! Desde o primeiro dia, a escola carregou um propósito audacioso: transformar vidas por meio do ensino de inglês. Mais do que apenas ensinar um idioma, a missão sempre foi abrir portas para um mundo sem fronteiras, oferecendo experiências que mudam vidas.
Ao longo de todo esse tempo, a Roxinha já formou mais de 64 mil alunos fluentes que não têm mais medo de ultrapassar fronteiras geográficas para irem atrás dos seus sonhos. Lindo de se ver, né?
Para celebrar com você, a equipe da Roxinha escreveu este artigo cheio de nostalgia e boas memórias. Keep reading – continue lendo – e emocione-se com a gente!
Qual é a história da TopWay?
A TopWay surgiu quando Fábio Toscani, um dos fundadores da Roxinha, voltou de uma temporada de trabalho nos Estados Unidos e começou a trabalhar no setor comercial de uma escola de inglês em Santa Maria (RS), onde conheceu Tiago Nunes, seu sócio e também fundador da TopWay English School.
A ideia inicial era abrir uma franquia da tal escola em que trabalhavam, mas os planos deram errado e a autorização para serem franqueados não rolou – felizmente! Porque foi daí que surgiu a ideia de criar uma marca própria.
Através de conversas com outros empreendedores, Fábio e Tiago descobriram, na cidade gaúcha de Pelotas, a oportunidade de abrir uma escola focada em ensinar a língua mais falada do mundo para adultos que tinham pressa de crescer e buscar oportunidades mundo afora.
Com o grande sucesso da primeira escola, os fundadores da Roxinha abraçaram mais um sócio, Otávio Cardoso, que contribuiu para a criação do primeiro material didático próprio da TopWay, oportunizando a abertura de franquias Brasil adentro.
Desde então, a TopWay expandiu para mais de 18 unidades físicas em todo o país. E, com o sucesso do curso online, nossa plataforma própria tem levado a metodologia imersiva da TopWay a um público ainda maior.
Metodologia imersiva: conheça o sucesso por trás da TopWay
A TopWay é a primeira escola de inglês do Brasil a adotar uma metodologia de ensino totalmente imersiva, pensada para ensinar pessoas a não apenas falarem o idioma, mas a dominá-lo e se apropriar dele como uma segunda língua, e não como uma língua estrangeira.
Uma das razões pelas quais pessoas aprendem mais rapidamente em países onde o idioma oficial é o inglês é a existência de escolas ESL (English as a Second Language) – inglês como segunda língua. Nesses ambientes, alunos de diferentes etnias têm o inglês como único meio de comunicação, sem recorrer à tradução.
Isso porque esse formato elimina qualquer barreira do aprendizado, como o fato de o aluno ter que pensar primeiro na sua língua nativa para responder qualquer coisa.
Imagine que as escolas tradicionais aqui do Brasil acabam tratando o idioma como um estudo, e não uma aquisição, por isso muita gente acaba “esquecendo” o que aprende depois de um tempo. Nesse tipo de instituição, o processo de aprendizagem é algo mais ou menos do tipo:
pensar em português para falar → traduzir pro inglês para responder → ouvir em inglês → traduzir pro português para entender ou formular resposta |
Na metodologia ESL, o processo é cortado pela metade!
ouvir em inglês → responder em inglês |
Assim, todo o tempo perdido com tradução deixa de ser um problema, porque não há tradução quando se aprende inglês de verdade com o método imersivo! Foi pensando nisso que a TopWay trouxe para o Brasil uma experiência de ensino comum em escolas de inglês láááá na gringa, simulando uma escola ESL como aquelas pelas quais tanta gente costumava sair do país para aprender inglês de verdade.
Esse foi um dos choques que Fábio teve quando começou a trabalhar em uma escola que abordava os alunos em português durante seus intervalos.
“Os funcionários estavam falando português dentro de uma escola onde a pessoa estava investindo o seu dinheiro para aprender inglês, e isso não fazia muito sentido para mim.”, relata Fábio Toscani, CEO da TopWay
E é por isso que a TopWay ensina a língua universal muito mais rápido do que qualquer outra escola: da porta para dentro ou da sua sala de aula virtual em diante, só se fala inglês! Vale para momentos de descontração e intervalo nas recepções das escolas físicas ou mesmo para tirar aquela dúvida de vocabulário com o(a) teacher na aula online.
Ao falar apenas no idioma-alvo, seu cérebro assimila o conhecimento muito mais rápido.
“Ai, Roxinha, mas eu tenho vergonha, vou travar e não vou conseguir falar nada!”. Calma, pequeno(a) gafanhoto(a): principalmente por ter sido a pioneira na metodologia aqui no Brasil, a Roxinha sabe bem como destravar o seu inglês e fazer você falar sem medo!
O know-how que já ajudou mais de 64 mil alunos a falarem inglês sem medo
Não adianta: só se aprende a falar inglês falando! É com base nessa premissa que os fundadores e funcionários da TopWay passam confiança para os novos alunos, que, muitas vezes, até chegam assustados à escola “onde só se fala inglês”, mas que logo se soltam e passam a se arriscar no idioma universal também.
Essa característica é o que impulsiona a evolução dos nossos alunos: ao serem incentivados a se comunicar em inglês em diversas situações, e não apenas dentro da sala de aula, os TopStudents vivenciam uma experiência semelhante à de quem se matricula em uma escola ESL no exterior.
“Falar inglês vai além de adquirir conhecimento; é uma questão de atitude. Desenvolver essa atitude exige confiança diária. A chave para dominar uma segunda língua de forma eficaz e rápida está na interação ativa e intencional, com um foco inicial na comunicação, que se aprimora com o tempo, integrando estruturas linguísticas mais sofisticadas”, explica Fábio.
Do primeiro dia de aula até a finalização do curso de 18 meses, toda a comunicação e o processo de aprendizagem é feito em inglês, com preparações antes das aulas, ice breakers – quebra-gelos – e muuuuuuita interação entre os colegas nas turmas que abrangem até 8 alunos (e nada mais que isso, para garantir atenção exclusiva e interação entre os TopStudents!).
As aulas exclusivas de conversation – conversação – e de listening – prática de escuta – que rolam a partir dos 4 meses de curso contribuem bastante para fazer com que os alunos se soltem e tenham mais confiança no idioma, inclusive, esse é o diferencial da Roxinha!
“Era comum recebermos na TopWay alunos que já haviam estudado por 3, 4, até 5 anos em outras escolas e, embora tivessem um bom conhecimento de inglês, suas habilidades de fala eram muito inferiores às de alunos que estavam na TopWay há apenas 6 meses. Essa é a mágica que um ambiente imersivo, focado em comunicação e livre de julgamento é capaz de fazer.”, relata Fábio.
E de prática nossos alunos entendem, principalmente aqueles que aproveitam tudo o que a Roxinha tem a oferecer, como as famosas immersions, uma extensão do ambiente imersivo das nossas unidades. É impossível encontrar alguém que tenha se arrependido de ir nas nossas famosas imersões!
Imersões da TopWay: uma volta ao mundo sem sair do Brasil
Já pensou em viajar “pra fora” 3 vezes por ano ou até mais?! É isso que os alunos da TopWay fazem! Ou, pelo menos, simulam!
Na TW, os TopStudents têm a oportunidade de participar dos immersion programs, que são finais de semana super especiais preparados pela equipe da Roxinha para receber os melhores alunos do mundo em hotéis, pousadas e resorts para passar um finde inteirinho praticando o idioma e vivenciando a cultura de algum dos países que possuem o inglês como língua nativa.
Já são mais de 1.200 edições de imersões onde os alunos do Purple World embarcam – com direito a passaporte e tudo – em uma aventura exclusiva, repleta de atividades pedagógicas e interativas, aproveitando o melhor que o método imersivo tem a oferecer.
De quebra, eles ainda têm a chance de vivenciar a cultura de seis diferentes países, já que toda essa aventura é temática, e as viagens são inspiradas na Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, África do Sul e Nova Zelândia.
I spy with my little eye… um resumo dos últimos 20 anos e do que está por vir!
Nos 20 anos de existência da Roxinha, já deu para marcar a história de muita gente, seja com as ações de responsabilidade social, como o projeto Time to Help, que doa bolsas de estudo na TW para alunos cursando ensino médio ou superior, ou mesmo abrindo portas para o mundo.
E a estrada foi linda até aqui, mas o caminho a percorrer ainda é longo e muito nos anima: nos próximos anos, a Roxinha pretende ser a escolha natural para todas as gerações. Queremos que os pais, ao pensarem em investir na educação dos filhos, vejam na TopWay uma empresa confiável, focada em resultados, que utiliza as mais modernas tecnologias e metodologias para garantir o sucesso dos alunos.
Nossa missão é proporcionar a segurança de que, ao escolherem a TopWay, os pais estarão fazendo o melhor investimento para o futuro de seus filhos.
Também queremos ser a escolha preferida daqueles que buscam evoluir profissionalmente. Sabemos que aprender um idioma é mais do que dominar palavras e regras gramaticais; é abrir portas para um mundo de oportunidades, e queremos que nossos alunos vejam, no inglês, a chave para acessar novas culturas, ideias e carreiras, e que saibam que, com a TopWay, eles estarão preparados para qualquer desafio, seja ele acadêmico, profissional ou pessoal.
Além disso, queremos ser a empresa em que as pessoas pensam quando planejam viagens, sejam elas a lazer, a trabalho ou para uma mudança de vida. Queremos garantir que nossos alunos viajem com confiança, sabendo que dominarão o inglês de maneira sólida e segura.
O compromisso da TopWay é continuar crescendo e inovando, sempre com foco em proporcionar o melhor resultado para nossos alunos. Ao longo dos próximos 20 anos, nossa meta é clara: ser a única e melhor opção para quem deseja transformar sua vida por meio do inglês.
Queremos que, ao pensar na língua mais falada do mundo, todos pensem na TopWay como a escolha certa, sem medo, sem julgamentos, com a certeza de que terão sucesso. E você pode fazer parte dessa história como muitos alunos e ex-alunos da TopWay – se já não fez, né?
Por enquanto, resta abraçar a nostalgia das duas décadas que já se passaram e olhar com bastante empolgação para o futuro, sem fronteiras geográficas, porque é isso que a TopWay faz: abre portas para o mundo.
Bora acompanhar os melhores momentos dos últimos 20 anos? Então, acompanhe o nosso…
#TBT: Throwback TopWay – a Roxinha ao longo dos anos!
Como diria o Pernalonga, that's all, folks – isso é tudo, pessoal! Pelo menos por enquanto. Quem sabe a gente não se vê muito em breve por aí, né? See you!
Quem escreveu este artigo? Laura Paulino é formada em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa, e começou a carreira em uma das filiais da TopWay como recepcionista, onde aprimorou o inglês e decidiu seguir os estudos na área, se tornando, depois, professora em outra filial da Roxinha. Hoje, continua sendo uma das maiores fãs da marca, e é a responsável pelo conteúdo publicado no blog da escola, que traz conteúdos de gramática, cultura do idioma e dicas de aprendizado. |