Cultura 29 de Abril de 2020

10 superstições diferentes ao redor do mundo

Conheças 10 das diferentes superstições ao redor do mundo

As superstições, essa espécie de crenças populares sem qualquer explicação científica, estão presentes em qualquer cultura e país ao redor do mundo. Muitos países têm superstições criadas na Idade Média que envolvem bruxas e gatos pretos e outros têm problemas com certos números mas a questão aqui é que: todo país tem uma superstição   bizarra ou engraçada. 

E foi pensando nisso e com o intuito de te aproximar com a cultura de outros países, hoje nós separamos 10 superstições mais diferentes ao redor do mundo. 

‘Mas, por que um blog de uma escola de inglês produziu um conteúdo sobre superstição?’ Porque acreditamos que, para aprender um novo idioma, também é preciso conhecer mais sobre a cultura do país. Aqui, nós entendemos a importância de vivenciar a língua através da cultura, que é basicamente o que fazemos quando estamos em um intercâmbio, certo? 

Mas, agora que já te demos uma explicação, dê uma olhadinha nas superstições: 

1) Coreia do Sul 

Na Coreia do Sul, acredita-se que se você ligar um ventilador em um quarto fechado enquanto dorme, é muito provável que você seja assassinado pelo aparelho. Em consequência dessa crença, os ventiladores são feitos/produzidos com um botão temporizador para desligar depois de um determinado tempo. Doido, né? Mas é melhor evitar, mesmo. 

2) Índia 

Na Índia, você não pode cortar as unhas nas terças-feiras, nos sábados e em nenhuma noite. Se você fizer isso, provavelmente irá perder pequenos objetos. Além disso, é melhor não lavar o cabelo nas quintas-feiras ou nos sábados, viu? Além do mais, é provável que você não encontre cabeleireiros trabalhando nesses dois dias. 


3) Polônia 

No Natal, os poloneses costumam colocar um pouco de palha debaixo da toalha de mesa e um prato extra para um hóspede inesperado. Isso porque a palha é uma herança da tradição de decorar toda a mesa com palha e grãos pelo fato da crença de que Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura, num pequeno presépio em Belém, e a palha simboliza a penúria de sua chegada na Terra. 

E o prato? Então, um provérbio polonês diz que a presença de um hóspede é uma benção divina e a hospitalidade é uma parte importante da identidade polonesa. Sendo assim, eles estão sempre prontos para receber um hóspede a mais e não deixar ninguém com fome ou sozinho no Natal. 

 
4) Estados Unidos 


Assim como em diversos outros países ao redor do mundo, nos Estados Unidos existe um medo danado do número 13. Inclusive, a superstição é tão grande que algumas linhas áreas não tem assentos com o número 13 e alguns prédios são construídos sem o 13º andar. Louco, né? Algumas pessoas acreditam que toda essa superstição com o número começou porque havia 13 pessoas na última ceia mas, como saber, né? 

5) Itália 

Outro lugar onde o número 13 é sinônimo de azar, é na Itália. Se for uma sexta-feira treze, então, melhor ficar bem quietinho em casa para que nada de ruim aconteça. Mas o número 17 também causa bastante medo nos italianos, principalmente se o dia 17 de um mês cair logo em uma sexta-feira. Ahhh, e nunca pode ter 13 ou 17 pessoas sentadas. Ou um entra, ou um sai. 

6) Inglaterra 

Na Inglaterra, é bastante comum manter ferraduras atrás da porta para atrair sorte. Mas, nunca deixe a ferradura voltada para baixo, ok? Ferraduras de cabeça pra baixo significa falta de sorte. É como se a boa sorte caísse da ferradura, sabe? Além disso, os ingleses acreditam que ouvir grito de morcegos é considerado má sorte porque os animais eram constantemente associados às bruxas na Idade Média.  

7) China

Outro país que tem um problema enorme com um certo número. Aqui o problema, ou melhor, um medo terrível, é com o número 4. Essa superstição com o número 4 (e 14 também) é muito forte em países como a China, Japão e Coreia. Isso faz com que muitos prédios não tenham salas, mesas e nem andares com o número 4. Eles pulam do 3 para o 5! Isso acontece porque a palavra ‘quatro’ tem um som muito parecido com o da palavra ‘morte’. 
 
8) Irlanda

Na Irlanda, é muito comum encontrar magpies (um tipo de ave). Se você encontrar um desses pássaros sozinho, não pode esquecer de cumprimentá-lo, ok? Os irlandeses acreditam que não cumprimentar traz má sorte. Mas, se você ver mais de dois magpies juntos, pode ter certeza que vem notícia boa por aí! 

Ahhh, na Irlanda você precisa pegar moedas no chão, independente do valor. Se não pegar, isso te trará muita pobreza. Melhor pegar, né? 
 
9) Egito 

Assim como em diversos outros lugares e culturas, no Egito as corujas significam mau agouro. Já para nós, corujas significam sabedoria. Além disso, no Egito, deixar uma tesoura aberta ou abrir e fechá-la no ar, traz MUITA má sorte porque você está, supostamente, cortando espíritos. Perigoso, né? 

10) Rússia 

Na cultura russa, se você for presentear alguém com um buquê de flores, não pode, jamais, nunca, nunquinha, entregar um buquê com um número par de flores. Se você não prestar atenção e cometer esse erro, as pessoas vão entender que você quer que a pessoa que recebeu o buquê morra. A explicação? Os russos acreditam que se deve entregar um número ímpar de flores para que o último par se complete com a pessoa que está recebendo o presente. 
 
E aí, o que você achou dessas superstições ao redor do mundo? Conhece alguma que não citamos aqui? Conta pra gente nos comentários! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui