Business 4 de Novembro de 2020

10 perguntas comuns em entrevistas de emprego em inglês

Confira algumas das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego em inglês

Com a globalização, o inglês se tornou uma das línguas mais faladas do mundo e uma das mais importantes também, além de ser considerada a língua da comunicação profissional

Mesmo no Brasil, longe de países que tenham o idioma como língua oficial, o inglês tem um grande impacto no mercado de trabalho, fazendo com que diversas portas se abram independente da área e carreira. 

Inclusive, o idioma é capaz de fazer com que funcionários alcancem melhores cargos e melhores salários, alavancando carreiras em todas as partes do país. 

Além disso, aprender inglês no mundo globalizado garante a oportunidade de concorrer a vagas de emprego em multinacionais fora do país, uma vez que todas as perguntas e questionamentos feitos durante a entrevista são em inglês. 

Pensando nesse cenário, nós selecionamos as 10 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego em inglês, para que você se prepare para concorrer a diferentes vagas e não sofra limitações em relação à comunicação. Veja: 

1) Why are you interested in this job? / Por que você está interessado neste emprego?

Uma das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego é “Por que você está interessado neste emprego?”. Dependendo da sua resposta, os empregadores já sabem que rumo dar à entrevista, levando em consideração que ela pode dizer muito sobre o seu perfil como profissional e as suas intenções. 

Para essa resposta você pode ser sincero e pensar nos motivos que levaram você a se candidatar e nas razões que tornam o emprego interessante e atrativo para sua carreira e seu desenvolvimento. 

2) Tell me about yourself / Fale-me sobre você

A nossa primeira dica sobre essa pergunta é que, por ser “pessoal”, não existe resposta certa ou errada. Ela é feita para que os recrutadores/entrevistadores possam elaborar uma ideia sobre o seu perfil profissional. 

Nessa resposta você pode ser direto e descrever algumas das suas experiências profissionais, acadêmicas e pessoais, seus sonhos e objetivos, e características que possam ser interessantes para a vaga. 

3) What are your strengths? What are your weaknesses? / Quais são seus pontos fortes? Quais são seus pontos fracos?

Seguindo a ideia de que o recrutador/entrevistador está traçando uma ideia geral sobre o seu perfil, uma pergunta sobre seus pontos fortes e seus pontos fracos provavelmente estará presente durante uma entrevista de emprego. 

Então esteja pronto para refletir sobre as qualidades que podem somar à vaga, tais como: capacidade de trabalho em equipe, boa comunicação, saber assumir e aceitar sua responsabilidade no processo, saber receber feedback construtivo, e por aí vai. Sobre seus pontos fracos, não se coloque para baixo. Cite suas limitações e deixe claro que você está ciente de todas, porém não esqueça de mencionar que você está sempre tentando vencê-las e buscando melhorar ainda mais seu lado profissional. 

Seja sempre muito sincero nesse momento e não mencione pontos fortes que você não tem. Ou ainda, não diga que não tem nenhum ponto fraco, o melhor caminho é sempre o autoconhecimento, honestidade e busca de aperfeiçoamento.

Fuja também de frases clichês, como por exemplo: “Uma das minhas fraquezas é o perfeccionismo”. 
 

4) What are your best qualities as a professional? / Quais são as suas melhores qualidades como profissional?

Seguindo as duas últimas perguntas, é comum que entrevistadores perguntem sobre suas qualidades como profissional. Neste momento você pode fazer uma breve apresentação e vender o seu perfil para o recrutador. 

Ressalte suas qualidades, suas experiências, os desafios que você já enfrentou (tanto pessoalmente quanto profissionalmente), suas habilidades e suas experiências teóricas/acadêmicas (se tiver, é claro). E não esqueça de falar sobre sua contribuição para as empresas que trabalhou anteriormente.

5) Where do you see yourself in … years? / Onde você se vê em … anos?

Se rolar essa pergunta durante a entrevista, esteja pronto para responder diretamente, com ambição, mas mantendo os pés no chão. Se o entrevistador faz essa pergunta, ele está interessado em saber sobre os seus objetivos e sonhos, principalmente no que diz respeito ao seu interesse pela vaga. 

Esteja pronto gramaticalmente para responder a essa pergunta e reflita sobre seu interesse dentro da empresa daqui a um, dois ou cinco anos, quais cargos você gostaria de ocupar, quais metas gostaria de bater, entre outras coisas. 

Aqui o entrevistador também está querendo saber se você pretende realmente investir na vaga ou se é algo que você vê como temporário, pois não vale a pena para uma empresa treinar alguém que não pretende seguir carreiro dentro dessa empresa, certo?

6) What is your opinion about “x”? / Qual é a sua opinião sobre “x”?

Essa pergunta pode ou não fazer parte de uma entrevista de emprego, então esteja pronto para ela. Ela pode estar relacionada à educação, economia, tecnologia, tendências de mercado, entre outras coisas. Sendo assim, esteja pronto para demonstrar sua visão de mundo e seu posicionamento sobre questões sociais caso necessário. 

Lembre-se de ser sincero e manter a coerência com suas outras respostas. 

7) What are your career goals? / Quais são os seus objetivos de carreira?  

Focando na carreira, o entrevistador pode fazer essa pergunta para entender o que você está procurando como profissional, até mesmo para saber se essa vaga é a certa para você e se irá corresponder aos seus anseios e objetivos. 

Neste caso as respostas são múltiplas, e só você saberá responder com sinceridade. Ela pode envolver um sonho de morar fora do país, alcançar maior estabilidade, ocupar um nível máximo dentro de uma companhia, estar em um lugar de liderança, desenvolver ações que impactem positivamente o mundo e por aí vai. 

8) Why do you think you are the best candidate for this position? / Por que você acha que é o melhor candidato para esta vaga?

Se essa pergunta surgir durante a entrevista, responda-a de forma simples, direta e inteligente. Para isso, analise bem a vaga, a empresa e ressalte todas as suas habilidades e competências que podem realmente somar ao cargo que você está aspirando. 

Sendo assim, não lembre de um curso de marketing se a vaga for para a área de direito, a não ser que esse curso seja pré-requisito para a vaga. Ou seja, esse é o momento de se valorizar enquanto candidato, ser certeiro e mostrar que você se encaixa no perfil da vaga e está pronto para fazer parte do time. Mostre o seu diferencial e o quanto você já “caminhou” para alcançar o seu nível de maturidade e profissionalismo. 

9) What do you know about this company? / O que você sabe sobre essa empresa?

Com o objetivo de ter certeza que você está pronto e têm interesse em fazer parte do quadro de funcionários da empresa, a pergunta a respeito do seu conhecimento sobre a empresa pode surgir em algum momento durante a entrevista. 

Para responder a essa pergunta de forma acurada e satisfatória, faça uma pesquisa aprofundada a respeito da empresa de antemão. Procure buscar informações embasadas e verídicas a respeito de tais pontos:  qual a área de atuação da empresa, onde ela atua, onde está sediada, quais os impactos positivos dela na sociedade, como lida com a questão de sustentabilidade, seu breve histórico como instituição, há quantos anos está no mercado, projetos sociais que a empresa apoia, etc. 

10) What is success for you? / O que é sucesso para você?

O entrevistador também pode se interessar sobre a sua percepção de sucesso, pois ela pode variar de pessoa para pessoa. Nessa pergunta (assim como em quase todas as outras), responda com base nos seus valores e ideais (profissionais e pessoais), seja direto e verdadeiro consigo mesmo e com o recrutador. 

E se conseguir, deixe claro como a empresa vai ajudar você a atingir o sucesso. Isso mostra que você quer investir na sua carreira dentro da empresa, para poder alcançar o que almeja. 


Extra: Do you want to ask any question? / Você quer fazer alguma pergunta?

E por fim, o entrevistador pode querer saber se você tem alguma pergunta. Nesse momento você pode esclarecer dúvidas ou simplesmente agradecer pela entrevista. 

Ahhhh, não esqueça de se preparar gramaticalmente. Estude bastante o idioma, peça dicas para o seu professor, consuma conteúdos voltados para o meio profissional e esteja seguro em relação ao idioma. Se seguir esses passos, suas chances de mandar bem na entrevista são altas!  

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui