Trip

03 de Julho de 2019

10 destinos no Brasil que farão você se sentir na Europa

Conheça alguns destinos brasileiros que farão você se sentir por um tour na Europa

O Brasil é um país muito rico culturalmente falando. Isso porque a colonização do país e a quantidade de imigrantes de diferentes lugares do mundo trouxe diversos elementos culturais pra cá. 

E nós conseguimos ver esses elementos na arquitetura, nas vestimentas, nas tradições e até mesmo no sotaque de algumas regiões. Entre as ‘heranças’ de outras culturas, uma bastante ‘comum’ no Brasil é a herança europeia. Existem alguns destinos no Brasil que realmente fazem você se sentir na Europa.

E, se você estiver com vontade de viajar um pouco e viver novos ares mas a grana está pouca (ou a burocracia para sair do país é muita), você pode aproveitar esses destinos para dar uma diversificada, né? Vamos dar uma olhada? 

Mas, se você tiver como conhecer o velho continente tão incrível, não deixe de visitar países como a Inglaterra ou a Irlanda para dar uma enriquecida no seu inglês


1) Campos do Jordão - São Paulo 

Além de ser considerada a ‘Suíça Paulista’, a cidade mais alta do brasil também é conhecida por seu clima frio e arquitetura com traços europeus. A temperatura média anual da cidade permanece em 14ºC e no inverno pode ficar abaixo de zero - o que acrescenta ‘motivos’ para o apelido de Suíça Paulista. Inclusive, o inverno é a temporada preferida dos turistas, principalmente nos meses de junho, julho e agosto. 


2) Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul 

Bento Gonçalves pode ser o lugar ideal para quem quer se sentir na Toscana, Itália. Localizado no Rio Grande do sul, o município brasileiro é famoso por seus vinhedos. Além disso, imigrantes de várias nacionalidades diferentes ocuparam a região no final do século passado, a maioria italianos (por isso a semelhança cultural com Toscana). 

A cidade também atrai turistas o ano todo com seus pontos turísticos, sua arquitetura característica europeia, gastronomia e festas tradicionais.


3) Gramado - Rio Grande do Sul

Gramado está entre os destinos brasileiros mais visitados. A cidade tem 35 mil habitantes e atrai milhares de turistas o ano todo. Localizado na Serra Gaúcha, o município teve influência alemã e italiana, o que pode ser identificado em sua gastronomia e arquitetura. 
Com suas ruas floridas, clima frio (o que por si só já lembra a Europa) e sua arquitetura tipicamente europeia, o município chama atenção e encanta os visitantes. Além disso, Gramado é bastante conhecida por sediar festivais de cinema, ter muitas fábricas de chocolate e, claro, pela Aldeia do Papai Noel. 

4) São Luís - Maranhão


Com sua arquitetura bastante parecida com a de Lisboa, Portugal, o município permanece entre os destinos brasileiros que lembram cidades europeias. Além disso, em 1997 o centro histórico da cidade de São Luís foi declarado patrimônio cultural da humanidade. E não é para menos, afinal, a cidade foi palco de diversos eventos importantes para a história do Brasil.

5) Holambra – São Paulo


O nome da cidade lembra Holanda e não é por acaso, não. Fundada por holandeses que emigraram da Europa por conta da Segunda Guerra, Holambra é um pequeno município de São Paulo que, até hoje, guarda muito estilo do país de origem de seus fundadores, tanto na gastronomia, quanto na arquitetura. Além disso, a cidade se destaca na produção de flores e plantas ornamentais, sediando a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina.

6) Blumenau - Santa Catarina

Colonizada por alemães em 1850, a cidade catarinense hoje é considerada a Capital da Cerveja no Brasil, além de ser sede do segundo maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para o original em Munique, na Alemanha. Mas a herança alemã ultrapassa o amor pela cerveja, estando presente também na arquitetura e fachadas das casas - principalmente na área central da cidade.

7) Pomerode - Santa Catarina

A cidade catarinense teve sua origem muito recententemente, conquistando sua emancipação de Blumenau em 1959. Com uma população formada principalmente por descendentes de imigrantes alemães, o município é repleto de características culturais do país como a arquitetura e gastronomia. 

A cidade é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Além disso, grande parte dos habitantes de Pomerode fala uma variação do alemão bem próxima do original, sem esquecer do pomerano, uma variação do baixo-alemão (que era falada na região da Pomerânia, entre Alemanha e Polônia). 

8) Domingos Martins - Espírito Santo 

Localizado na serra do Espírito Santo e a poucos quilômetros da capital, Vitória, Domingos Martins foi colonizada por italianos e alemães, e é um dos municípios mais procurados na região serrana do estado. A arquitetura alemã se destacou e resiste até hoje, enquanto a gastronomia da cidade tem heranças italianas. E essa mistura cultural é o que mais chama atenção na cidade, afinal arquitetura alemã com comida italiana não é comum nem na Europa.

9) Penedo - Rio De Janeiro 

Conhecida como Pequena Finlândia devido à grande influência dos imigrantes que colonizaram a região e por conta do parque temático ‘Pequena Finlândia’, Penedo é um distrito do Rio de Janeiro que abriga uma das maiores colônias de finlandeses no Brasil. Mesmo fundada lá na primeira metade do século passado, ainda é possível identificar algumas influências dos imigrantes finlandeses no município, principalmente na arquitetura e cultura local.

10) Petrópolis - Rio de Janeiro 

Também no Rio de Janeiro mas agora na serra, Petrópolis é uma cidade fundada por D. Pedro II de quem recebeu seu nome (Petrus + Pólis = Cidade de Pedro), e principalmente por isso (e por construções do período imperial), é conhecida até hoje como Cidade Imperial. Por ter recebido muitos imigrantes alemães, suíços, franceses, italianos e, claro, portugueses, a cidade conta com incríveis edifícios inspirados em prédios europeus. 

E aí, o que você achou desses destinos? Pronto para conhecer a cultura Europeia sem sair do país? 

A TopWay oferece um programa de Imersão Cultural, onde os alunos são convidados a passar um fim de semana em um hotel conhecendo a cultura de países como Irlanda, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos e Austrália. E a melhor parte: falando apenas em inglês. Ficou curioso? Entre em contato com a gente!