Trip 3 de Julho de 2019

10 destinos no Brasil que farão você se sentir na Europa

Conheça alguns destinos brasileiros que farão você se sentir por um tour na Europa

O Brasil é um país muito rico culturalmente falando. Isso porque a colonização do país e a quantidade de imigrantes de diferentes lugares do mundo trouxe diversos elementos culturais pra cá. 

E nós conseguimos ver esses elementos na arquitetura, nas vestimentas, nas tradições e até mesmo no sotaque de algumas regiões. Entre as ‘heranças’ de outras culturas, uma bastante ‘comum’ no Brasil é a herança europeia. Existem alguns destinos no Brasil que realmente fazem você se sentir na Europa.

E, se você estiver com vontade de viajar um pouco e viver novos ares mas a grana está pouca (ou a burocracia para sair do país é muita), você pode aproveitar esses destinos para dar uma diversificada, né? Vamos dar uma olhada? 

Mas, se você tiver como conhecer o velho continente tão incrível, não deixe de visitar países como a Inglaterra ou a Irlanda para dar uma enriquecida no seu inglês


1) Campos do Jordão - São Paulo 

Além de ser considerada a ‘Suíça Paulista’, a cidade mais alta do brasil também é conhecida por seu clima frio e arquitetura com traços europeus. A temperatura média anual da cidade permanece em 14ºC e no inverno pode ficar abaixo de zero - o que acrescenta ‘motivos’ para o apelido de Suíça Paulista. Inclusive, o inverno é a temporada preferida dos turistas, principalmente nos meses de junho, julho e agosto. 


2) Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul 

Bento Gonçalves pode ser o lugar ideal para quem quer se sentir na Toscana, Itália. Localizado no Rio Grande do sul, o município brasileiro é famoso por seus vinhedos. Além disso, imigrantes de várias nacionalidades diferentes ocuparam a região no final do século passado, a maioria italianos (por isso a semelhança cultural com Toscana). 

A cidade também atrai turistas o ano todo com seus pontos turísticos, sua arquitetura característica europeia, gastronomia e festas tradicionais.


3) Gramado - Rio Grande do Sul

Gramado está entre os destinos brasileiros mais visitados. A cidade tem 35 mil habitantes e atrai milhares de turistas o ano todo. Localizado na Serra Gaúcha, o município teve influência alemã e italiana, o que pode ser identificado em sua gastronomia e arquitetura. 
Com suas ruas floridas, clima frio (o que por si só já lembra a Europa) e sua arquitetura tipicamente europeia, o município chama atenção e encanta os visitantes. Além disso, Gramado é bastante conhecida por sediar festivais de cinema, ter muitas fábricas de chocolate e, claro, pela Aldeia do Papai Noel. 

4) São Luís - Maranhão


Com sua arquitetura bastante parecida com a de Lisboa, Portugal, o município permanece entre os destinos brasileiros que lembram cidades europeias. Além disso, em 1997 o centro histórico da cidade de São Luís foi declarado patrimônio cultural da humanidade. E não é para menos, afinal, a cidade foi palco de diversos eventos importantes para a história do Brasil.

5) Holambra – São Paulo


O nome da cidade lembra Holanda e não é por acaso, não. Fundada por holandeses que emigraram da Europa por conta da Segunda Guerra, Holambra é um pequeno município de São Paulo que, até hoje, guarda muito estilo do país de origem de seus fundadores, tanto na gastronomia, quanto na arquitetura. Além disso, a cidade se destaca na produção de flores e plantas ornamentais, sediando a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina.

6) Blumenau - Santa Catarina

Colonizada por alemães em 1850, a cidade catarinense hoje é considerada a Capital da Cerveja no Brasil, além de ser sede do segundo maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para o original em Munique, na Alemanha. Mas a herança alemã ultrapassa o amor pela cerveja, estando presente também na arquitetura e fachadas das casas - principalmente na área central da cidade.

7) Pomerode - Santa Catarina

A cidade catarinense teve sua origem muito recententemente, conquistando sua emancipação de Blumenau em 1959. Com uma população formada principalmente por descendentes de imigrantes alemães, o município é repleto de características culturais do país como a arquitetura e gastronomia. 

A cidade é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Além disso, grande parte dos habitantes de Pomerode fala uma variação do alemão bem próxima do original, sem esquecer do pomerano, uma variação do baixo-alemão (que era falada na região da Pomerânia, entre Alemanha e Polônia). 

8) Domingos Martins - Espírito Santo 

Localizado na serra do Espírito Santo e a poucos quilômetros da capital, Vitória, Domingos Martins foi colonizada por italianos e alemães, e é um dos municípios mais procurados na região serrana do estado. A arquitetura alemã se destacou e resiste até hoje, enquanto a gastronomia da cidade tem heranças italianas. E essa mistura cultural é o que mais chama atenção na cidade, afinal arquitetura alemã com comida italiana não é comum nem na Europa.

9) Penedo - Rio De Janeiro 

Conhecida como Pequena Finlândia devido à grande influência dos imigrantes que colonizaram a região e por conta do parque temático ‘Pequena Finlândia’, Penedo é um distrito do Rio de Janeiro que abriga uma das maiores colônias de finlandeses no Brasil. Mesmo fundada lá na primeira metade do século passado, ainda é possível identificar algumas influências dos imigrantes finlandeses no município, principalmente na arquitetura e cultura local.

10) Petrópolis - Rio de Janeiro 

Também no Rio de Janeiro mas agora na serra, Petrópolis é uma cidade fundada por D. Pedro II de quem recebeu seu nome (Petrus + Pólis = Cidade de Pedro), e principalmente por isso (e por construções do período imperial), é conhecida até hoje como Cidade Imperial. Por ter recebido muitos imigrantes alemães, suíços, franceses, italianos e, claro, portugueses, a cidade conta com incríveis edifícios inspirados em prédios europeus. 

E aí, o que você achou desses destinos? Pronto para conhecer a cultura Europeia sem sair do país? 

A TopWay oferece um programa de Imersão Cultural, onde os alunos são convidados a passar um fim de semana em um hotel conhecendo a cultura de países como Irlanda, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos e Austrália. E a melhor parte: falando apenas em inglês. Ficou curioso? Entre em contato com a gente! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui