Cultura 17 de Março de 2017

Saint Patrick’s Day

Muito do que se sabe a respeito da festa vem de um documento chamado “Declaration”, cuja autoria é atribuída ao próprio Patrick. Portanto, aguenta as pontas aí porque muito disso pode ser apenas mito.

Dia 17 de março é um dia de festividades das mais alegres em vários países onde há comunidades de descendentes de irlandeses. Essa data é celebrada em várias partes dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, até na Rússia e na Ásia – e, obviamente, na própria Irlanda. Mas de onde saiu a ideia de sair à rua vestindo verde e beber com amigos e desconhecidos?

Tudo começa no século V, com um jovem de 16 anos chamado Patrick que (provavelmente) nasceu na Britânia Romana, hoje Inglaterra, e foi sequestrado por bandoleiros irlandeses. Levado à Irlanda, foi vendido como escravo.

Seu pai era diácono cristão, mas Patrick afirmava que “descobriu a Deus” enquanto pastoreava ovelhas. Sua trajetória religiosa o levou a ser canonizado e transformar-se no santo mais popular dentre os católicos irlandeses.

Acredita-se que ele tinha uma fé tão forte que foi responsável pela conversão ao cristianismo de uma fatia considerável da população, por isso dizem que ele "espantou as cobras da Irlanda". Todos sabem que não há cobras na ilha: essas "cobras" seriam uma referência aos sacerdotes pagãos, conhecidos como druidas.

Apesar do seu radicalismo, também acredita-se que o padre (depois, bispo) era chegado numa cervejinha e num banquete, daí a tradição de encher os canecos e sair festejando pela rua.



Olha o case de relações públicas: um dos símbolos mais comuns do Saint Patrick’s Day é o trevo de três folhas. O motivo é que o padre usava esta plantinha para representar a Santíssima Trindade de um modo que o povo mais simples pudesse entender. Era um jeito de falar mais a língua do povo, porque eles também acreditavam que o número três teria propriedades místicas e divinas.

Hoje, alguns críticos da comemoração alegam que ela perdeu seu caráter religioso e virou uma festa meramente comercial, mas é assim com a Páscoa, o Natal e qualquer outra data religiosa também.

Então, relaxe e curta o dia. Beba com moderação, aproveite com a família e amigos e jamais dirija se tiver tomado umas! Mas isso vale no dia de Saint Patrick e em qualquer outro dia do ano!

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui