Aprender Inglês 20 de Janeiro de 2017

Qual a diferença entre aprender inglês formal e informal?

Imagine a seguinte situação: você precisa escrever um email para o professor de uma renomada universidade britânica.

Tudo vai depender da situação, e também do seu interlocutor. Algumas pessoas podem se sentir ofendidas quando são tratadas de maneira informal; já outras preferem uma linguagem mais simples e amigável.

Qual é o uso adequado para cada situação? Continue lendo e entenda a diferença entre esses dois estilos do idioma inglês. Confira!

Como e quando usar o inglês formal?

O inglês utilizado no meio acadêmico, em publicações e ambientes oficiais é o inglês formal. Ele também é usado no ambiente de trabalho, já que passa a ideia de respeito, educação e objetividade.

A estrutura do inglês formal é mais extensa e trabalhada. Não à toa, ele está muito ligado à tradição literária. Além disso, é possível perceber que muitas palavras no inglês formal remetem a expressões latinas.

Por exemplo: o verbo “to murder” significa assassinar. No entanto, em um contexto mais formal, em que o crime envolve figuras proeminentes, como autoridades, recomenda-se usar “to assassinate”, uma variante do verbo com origem no latim. Então, podemos dizer formalmente: “Martin Luther King Jr. was assassinated”.

Em quais situações cabe usar o inglês informal?

O inglês informal tem uma característica mais relaxada, improvisada. As situações nas quais ele é usado são muito instantâneas, como, por exemplo, durante conversas, nas quais os interlocutores têm menos tempo para criar frases mais elaboradas. Por isso, termos mais simples e curtos são utilizados nessa variante.

Quando oferecemos um café a alguém, podemos dizer, na linguagem formal: “Would you like some coffee?”

Já na linguagem informal, o mais adequado seria: "Do you want coffee?". Assim, a comunicação fica mais ágil e aproxima os interlocutores.

Inglês formal e informal: é possível usar os dois?

A resposta para essa pergunta é: sim! No entanto, depende do ambiente ou interlocutor. No dia a dia, lidamos com situações mais descontraídas, e outras, mais sérias. Cada uma vai exigir uma linguagem mais adequada, mesmo nos casos em que estamos oferecendo a mesma coisa, porém a pessoas diferentes.

Quando estamos em um bar com amigos e decidimos pagar a rodada da mesa, podemos dizer: "Free drinks!". No entanto, se estivermos em um ambiente mais formal, como um almoço de negócios, é recomendável dizer: "Please enjoy your complimentary drinks”. Ambas as frases têm o mesmo significado.

É interessante observar que devemos aprender as duas variantes. Utilizar o inglês formal em situações corriqueiras pode passar uma imagem esnobe. Por outro lado, pode ser muito constrangedor usar o inglês informal com uma pessoa que você ainda não conhece. Isso é especialmente importante se o seu objetivo é trabalhar em outro país. 

Essas são apenas algumas diferenças entre o inglês formal e informal. Quem domina pelo menos um pouco dessas variações consegue ter melhor desempenho, por exemplo, em uma experiência no exterior.

Quem já chega a um país de língua inglesa falando a variante adequada para cada situação será mais bem recebido pelos nativos e abrirá um leque maior de oportunidades.

Você sonha em trabalhar no exterior? Conhece alguém que está de malas prontas para fazer um intercâmbio? Compartilhe essas dicas e mostre por que é importante saber o que fazer em todas as situações, formais ou informais.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui