Business 28 de Março de 2017

6 escolhas durante a faculdade para ter sucesso na carreira

Depois de terminar o ensino médio e ser aprovado no vestibular, chegou a hora de entrar na faculdade!

Curioso pra saber como ter um currículo diferenciado? No texto de hoje, vamos dar 6 dicas simples para se fazer durante a faculdade e obter êxito na profissão. Vamos lá!

1. Faça networking sempre
A palavra está na moda, mas você sabe o que significa? Fazer networking é expandir seus contatos, conhecer e se aproximar de pessoas que trabalham ou vão futuramente atuar na mesma área que você.

A faculdade é, sem dúvida alguma, o melhor momento para promover esses novos contatos! Converse com seus professores, colegas, veteranos e diretores, frequente palestras e workshops e expanda ao máximo seus contatos!


2. Procure disciplinas que valorizem seu currículo
Na maioria dos cursos, é necessário optar por uma área de especialização ou fazer matérias eletivas. Tenha cuidado ao tomar essa escolha: procure sempre por disciplinas que vão valorizar seu currículo, e não apenas contar como carga horária.

Fale com colegas que estão em períodos mais avançados e procure o máximo de informações possível sobre as disciplinas antes de se matricular. Desse jeito, você se forma mais preparado e tem mais chances de sucesso em sua carreira!


3. Aprenda uma segunda língua
É indiscutível: o mercado de trabalho exige do profissional uma segunda língua — quase sempre o inglês.

Independentemente de ser uma empresa nacional ou não, a maioria das áreas necessita ao menos de inglês intermediário. Intercâmbios ajudam muito a aprender uma nova língua, mas costumam ser caros e demandam um tempo grande fora da rotina de estudos e trabalho.

Se ainda não tem proficiência em outra língua, não se preocupe: existem cursos com horários flexíveis e curta duração. Não perca tempo!


4. Estude para aprender
Durante a escola, a maioria dos alunos estuda apenas o suficiente para ser aprovado. Na faculdade, a conversa já é outra!

Como a maior parte das disciplinas do curso é essencial para exercer sua profissão, dedique-se e estude para aprender, não apenas para ter a nota mínima. Muitas vagas de emprego pedem o coeficiente de rendimento (a média das notas) e utilizam esse critério para aprovar ou reprovar os candidatos.


5. Realize projetos dentro da faculdade
A maioria das faculdades disponibiliza diversas oportunidades de aprendizado para os alunos, muito além das disciplinas do curso. Veja a lista de alguns dos projetos mais comuns:

Monitorias: o trabalho é auxiliar o aprendizado dos colegas tirando dúvidas, resolvendo exercícios e ajudando a direcionar o estudo. Para o mercado de trabalho, o estudante que fez monitoria tem um conhecimento muito maior do que os outros colegas, um grande diferencial para o sucesso na carreira.

Empresa júnior: especialmente para cursos da área de exatas, como as engenharias, a empresa júnior coloca à prova o seu conhecimento e é muito bem-vista pelo mercado de trabalho.

Iniciação científica: projetos de pesquisa são ótimos para proporcionar uma vivência com sua futura profissão. Sempre coordenados por professores, as iniciações científicas também ajudam muito a aumentar o networking!


6. Procure por estágios
Estágios são essenciais para te ajudar a conseguir um emprego depois de formado. Muitas vezes não são remunerados, mas não se preocupe: por meio deles, você vai conhecer sua profissão e se inserir mercado de trabalho. Além disso, dá para fazer contatos que podem te indicar a um futuro emprego.

Fique sempre de olho em sites de vagas e no setor de estágio de sua faculdade. Tente o maior número de vagas possível, afinal a concorrência costuma ser bem grande.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa escola de inglês.

 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui