News 14 de Dezembro de 2016

5 dicas de como aprender um novo idioma

Apesar do senso comum dizer o contrário, aprender inglês, ou qualquer outro novo idioma, é mais fácil do que você possa imaginar.

Para te ajudar nessa jornada, aqui vão cinco dicas escolhidas a dedo. Com elas, a aquisição de uma nova língua será mais fácil e mais prazerosa.

1. Foque em comunicação: sabe aqueles cursos que dizem “Aprenda 500 palavras por dia”, ou algo assim? Eles nos fazem achar que primeiro precisamos aprender palavras, para com elas nos comunicarmos. Não é bem assim! Estudos recentes indicam que o caminho é o contrário – primeiro, entendemos o contexto, a mensagem que está sendo dita. Depois, aprendemos as palavras em separado. Portanto, quando estiver aprendendo uma nova língua, inicialmente foque em comunicação, em entender a mensagem que está sendo passada – ainda que algumas palavras isoladamente fiquem sem ser entendidas. A próxima dica, tem tudo a ver com esta.

2. Não traduza: pode parecer estranho, mas a tradução mais atrapalha do que ajuda. Isto porque, quando analisamos o modo como um idioma é aprendido, a tradução definitivamente não faz parte do processo. Ao aprendermos nossa primeira língua, as associações são feitas entre objetos, sensações, situações e a comunicação verbal que as descreve. A mesma reação é observada em pessoas colocadas em regime de imersão: aquelas que não usam o recurso da tradução aprendem muito mais rápido que aquelas que ficam com o dicionário português-inglês na cabeceira.



3. Doses pequenas todos os dias: quando se fala em aprender um novo idioma, ter contatos breves todos os dias é mais produtivo do que longas aulas ou sessões de estudos de cinco horas numa sexta-feira, por exemplo. É melhor ter contatos curtos, preferencialmente vendo e revendo a mesma coisa sob perspectivas diferentes, em vários dias da semana. Ouça a música, depois ouça a música com legendas em inglês. Em seguida, tente cantar junto... e assim por diante. Há cursos que apresentam excelentes resultados com abordagem semelhante a essa.

4. Perca o medo de errar: já ouviu dizer que crianças aprendem muito mais rápido que adultos? Normalmente, atribuímos isso ao fato de as crianças estarem desenvolvendo suas habilidades cognitivas. Isso é verdade. Mas também é verdade que as crianças não têm o menor problema em errarem centenas, milhares de vezes, até conquistarem seus objetivos. Adultos, não. Para o pessoal mais velho, pronunciar uma palavra errada é motivo de vergonha, e não deveria ser assim. Se você quer mesmo dominar um novo idioma, arrisque-se, erre, repita, repita e repita até acertar a pronúncia daquela palavra indizível.

5. Mantenha um ritmo: regularidade é mais importante do que intensidade quando o assunto é aprender uma nova língua. Nenhuma das dicas acima terá o efeito desejado se você começar uma rotina e parar por um ou dois meses. Para aprender uma língua nova, a continuidade é fundamental.

Se você busca aprender inglês de forma tranquila e eficaz, as dicas acima, aplicadas de forma leve e contínua, vão te levar à fluência antes que você perceba. Comece agora e veja os resultados!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui